Visão Monocular e Cegueira: Conceitos, Causas e Tratamentos

Penelopi - Artigos Saúde Featured
Gostou? Compartilhe.

Entenda o que são a Visão Monocular e Cegueira

A visão monocular ou a cegueira monocular é a condição de uma pessoa enxergar bem por apenas um dos olhos. Esta deficiência reduz a sua capacidade de enxergar com profundidade, amplitude e nitidez.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e o Consenso da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal, é considerada a situação de cegueira quando a pessoa tem visão no melhor olho, corrigido, igual ou inferior a 5%, ou 3/60, ou 20/400, todas são escalas e notações diferentes para graus de acuidade visual similares.

Considera-se ainda uma visão monocular, quando esta situação ocorre em apenas um dos olhos e não há deficiência no outro olho.

Causas da visão ou cegueira monocular

As causas podem ser diversas, mas geralmente são relacionadas a doenças congênitas, ou seja, estão presentes desde o nascimento ou são adquiridas ao longo da vida por algum trauma sofrido ou situação clínica.

Algumas das causas mais comuns são anomalias no desenvolvimento do olho, doenças como o glaucoma, que causa danos à retina devido ao aumento da pressão intraocular, degeneração macular, toxoplasmose, trauma no olho por lesões causadas por quedas, queimaduras, contusões ou perfurações, infecções intraoculares, e outras doenças da retina e da córnea.

Sintomas e dificuldades

Os sintomas e dificuldades variam de acordo com as causas que levaram a visão monocular, por exemplo se a visão monocular é presente desde o nascimento a adaptação é mais fácil, porém se adquirida em fase adulta se torna mais difícil a adaptação.

Entre algumas dificuldades apresentadas na visão monocular podemos destacar a dificuldade na percepção de profundidade, tamanho, distância ou a posição dos objetos, dificuldade de enxergar detalhes, cores ou contraste, além de sensação de desconforto, cansaço ou ardência nos olhos.

Mesmo com estas dificuldades, pode-se fazer as atividades normais e isso não danificará o olho são. No entanto, fazer pausas e relaxar os olhos com mais frequência ajudará a diminuir a fadiga visual e o estresse pelo desconforto.

Tratamentos para visão monocular

A visão ou cegueira monocular normalmente não tem cura, ou seja, é uma condição irreversível, mas somente um oftalmologista poderá dar esse diagnóstico e prognóstico.

No entanto, existem terapias que podem ajudar a pessoa portadora de alguma dessas doenças a se adaptar à condição de enxergar com apenas um dos olhos e lidar com esta realidade.

Uma delas é a reabilitação visual, terapia em que a pessoa desenvolve habilidades e estratégias para lidar com a perda visual, como orientação e mobilidade para fazer as atividades da vida diária reduzindo os transtornos causado pela condição.

Outra atividade importante é o acompanhamento psicológico, seja pela deficiência visual ser adquirida na infância ou vida na adulta. A autoestima é um fator importante no processo de aprendizado e aceitação.

O cérebro humano se adapta e ajusta à nova condição e com o tempo passa a assumir o controle e tornar normal a rotina de enxergar menos ou de outra forma.

Dicas e cuidados com os olhos

Para pessoas que têm visão limitada em apenas um olho, é recomendável usar óculos como um fator de proteção, podendo estes óculos serem graduados ou não.

preferência a lentes resistentes como o Policarbonato ou o Trivex para proteger os olhos dos raios ultravioletas (UV) e de choque por objetos para evitar lesões no olho são, como entrar um cisco, areia.

Ainda existe a possibilidade do uso de óculos solares com lente escura para um conforto e proteção maiores, principalmente nas atividades ao ar livre, como caminhadas, praias, prática de esportes e na presença de sol forte. Estas lentes, além da coloração, precisam ter proteção total contra os raios ultravioletas (UVA/UVB).

Conte sempre com acompanhamento do seu médico oftalmologista. Ele é o profissional qualificado a lhe informar a melhor maneira de proteção e cuidados com seus olhos e também prestar assistência na prevenção de doenças e cuidado da saúde dos olhos.

Direitos das pessoas com visão monocular

Em março de 2021 foi sancionada a Lei nº 14.126/2021, que considera a visão monocular como uma deficiência sensorial do tipo visual. 

A Lei garante os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência também para as pessoas com visão monocular, ou seja, que enxergam com apenas um olho e tem visão diminuída do outro conforme definido pela OMS.

Porém para este enquadramento a perda de visão deve ser em caráter definitivo sem prognóstico de cura ou melhora.

Outro direito diz respeito à Isenção do Imposto de Renda para aposentados, pensionistas, militares reformados ou beneficiários de previdência privada ou complementar que tenham cegueira total, ou cegueira monocular (em um dos olhos apenas).

Este direito consta na Lei 7.713/88, Art 6º, inciso XIV e você pode consultar mais detalhes em dois artigos do escritório Fabrício Klein Advocacia, especializado neste direito, que pode ser lido AQUI e AQUI.

Cegueira é assunto sério

Esta condição pode comprometer a qualidade de vida, a autonomia e a inclusão social das pessoas que a possuem.

Por isso, é importante conhecer as suas causas e seus tipos, como é feito o diagnóstico e quais são as formas de prevenção, tratamento e como viver melhor com esta realidade.

Assim, é possível preservar a saúde ocular e evitar ou minimizar as consequências da cegueira e usufruir de direitos que visam proteger e auxiliar seus portadores.